Como configurar o GA4 (Google Analytics 4)

Como configurar o GA4 (Google Analytics 4)

O Google Analytics está em constante evolução e a sua mais nova atualização é o GA4.

O GA4, entre várias outras coisas, veio para tentar resolver ou pelo menos ajudar na mensuração do mundo web+app com mais um plus de regras de privacidade.

A maior diferença entre o “GA antigo” e o GA4 é que ele deixa de ter regras baseadas em sessões e passa a ser baseado em usuários.

O GA4 ainda está em sua versão beta, mas logo mais se tornará a “versão oficial”. Por isso, nada melhor do que já começar a usar, fazer os testes e entender as diferenças e os ganhos que ela pode trazer.

Se você chegou aqui é porque provavelmente já usa o GA e tem a tag implementada em seu site, por isso vou explicar como fazer o upgrade para o GA4.

Antes vou tranquilizá-lo deixando claro que você não perderá nada da implementação atual.

Fazendo upgrade para o GA4

Nas configurações da propriedade, selecione a que você deseja fazer o upgrade e vá até o assistente de configuração do GA4.

Propriedade do GA

Aparecerá uma nova tela para você iniciar a configuração e você deve clicar em “primeiros passos”.

Um aviso irá aparecer falando que você deve criar uma nova propriedade do GA4 e que usará a sua propriedade atual como base para seguir as mesmas configurações.

Sua nova propriedade é criada e agora é hora de implementar a nova tag para começar a coletar os dados.

Eu sempre implemento as tags pelo GTM (Google Tag Manager) e é bem simples. Só precisa seguir os passos dele pra implementar a tag.

Configuração de tag GA4 no GTM

É só selecionar a opção de configuração do GA4 no GTM.

Na propriedade do GA4, você só precisa do ID da Métrica para fazer a configuração pelo GTM

Propriedade do GA4

Depois de implementada a tagm é só conferir para ver se os disparos estão acontecendo e a coleta está funcionando.

Acompanhamento em tempo real no GA4

O acompanhamento em tempo real do GA4 tem uma cara diferente, inclusive o GA4 inteiro tem uma cara diferente.

Agora é só explorar bastante e extrair o máximo que o GA4 tem a oferecer.

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Gabriel Roman
Growth Marketing and Ad Tech Specialist at Itaú
Especialista em Marketing Digital de Performance.
Já trabalhou em grandes agências de publicidade do Brasil e atendeu os maiores e mais conhecidos clientes do mercado.

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